Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Solenidade em Comemoração ao Dia da Bandeira
Início do conteúdo da página
×

Erro

[SIGPLUS_EXCEPTION_FOLDER_BASE] The image base folder specified in the administration back-end is expected to be a relative path w.r.t. the Joomla root or an absolute path but /var/www/19rcmec/new/images/materias appears to be neither of them.
ultimas notícias

Solenidade em Comemoração ao Dia da Bandeira

  • Publicado: Quinta, 26 Dezembro 2019 16:56
  • Última Atualização: Sexta, 28 Fevereiro 2020 13:27
  • Acessos: 343

 19º R C Mec realiza solenidade em comemoração ao Dia da Bandeira  

SANTA ROSA (RS) – No dia 19 de novembro, na Praça da Bandeira do centro da cidade, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado “Regimento San Martín” realizou a solenidade alusiva ao Dia da Bandeira. Estiveram presentes, autoridades civis e militares, além de grande número de alunos de escolas do município. Nesse dia, a comunidade teve a oportunidade de cantar com o Regimento o Hino a Bandeira, bem como assistir a uma apresentação de “Ordem Unida sem Comando” de um Pelotão do 19. Como principais atos solenes, foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional e  realizada a incineração de bandeiras que se apresentavam em más condições e fora de uso, ato este que é realizado ao meio-dia do dia 19 em todos os quarteis do Brasil.

O Dia da Bandeira passou a ser comemorado somente após a Proclamação da República. A nova bandeira brasileira foi apresentada no dia 19 de novembro de 1889, essa data foi escolhida como o Dia da Bandeira. No entanto, a Bandeira manteve as cores da Bandeira Imperial. A cor verde faz menção a povos que habitavam Portugal há mais de dois mil anos. O Verde tornou-se símbolo da luta dos portugueses pela liberdade e passou a ser utilizado como cor nacional pelos portugueses durante as guerras contra os mouros. O Amarelo passou a ser utilizado no brasão de armas de Portugal logo após a conquista de Algarve (região ao sul do país) em 1250. O Azul e Branco foram adotados, a princípio, em Portugal a partir do século XI. No Brasil, o azul e o branco popularizaram-se após terem sido adotados como as cores de algumas Capitanias Hereditárias.

Como novidade no novo Símbolo Nacional, quatro dias após a Proclamação da República, a nova bandeira passou a conter uma esfera azul com estrelas que representam os estados brasileiros. A posição de cada estrela foi definida por lei e corresponde ao céu do Rio de Janeiro, observado no dia 15 de novembro de 1889 às 8:30h. Os autores da Bandeira Nacional foram Raimundo Teixeira Mendes, Miguel Lemos, Manuel Pereira Reis e Décio Vilares. A última modificação feita na bandeira brasileira aconteceu no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas, que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Na leitura do texto alusivo ao Dia da Bandeira, realizada nesta solenidade em Santa Rosa, foi destacado o culto do Exército Brasileiro a este símbolo nacional: “ao longo de sua história, mantém o sagrado Pavilhão sempre vitorioso, seja com o Braço Forte, defendendo nossa honra nacional, independência e soberania nos conflitos armados e nas operações de Garantia da Lei e da Ordem, seja com a Mão Amiga, fraterna e incansável a prestar irrestrito apoio humanitário às comunidades que clamam por auxílio, tanto em solo pátrio, quanto no exterior”.{gallery rows=2 cols=4 lightbox_thumbs=outside rotator_delay=2000 preview_margin=3 preview_border_style=double preview_border_width=3 preview_border_color="#216b80" preview_padding=3 sort-criterion=filesize sort-order=asc}diadabandeira{/gallery}

   

registrado em:
Fim do conteúdo da página